Publicidade - OTZAds

O CPF é um dos documentos mais essenciais para o cidadão brasileiro, sendo assim, vamos te ensinar a emitir o CPF digital pela internet.

Publicidade - OTZAds

CPF nada mais é do que o cadastro de pessoa física, onde cada pessoa é identificada por uma sequência única e exclusiva de números. 

Esses números representarão a pessoa pelo resto da vida civil, ou seja, não é possível ter mais de um CPF cadastrado em seu nome. 

Publicidade - OTZAds

A principal função deste documento, é servir de identificação para os contribuintes no Imposto de Renda. 

Porém, o documento não serve só para isso, pois se você quiser prestar um concurso público, se matricular em uma universidade, ou até mesmo, abrir uma conta em banco ou pedir um cartão de crédito, é necessário ter o CPF

Hoje em dia, é possível obter o CPF digital pela internet, o que traz muitas vantagens, seja pela praticidade como pela conservação do documento. 

Publicidade - OTZAds

Muitos documentos atualmente podem ser apresentados na versão digital, como a CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, RG e até o licenciamento do veículo (CRLV). 

Essa opção tornou a vida do brasileiro mais prática, pois, a versão digital evita a perda dos documentos, pois não é necessário carregar os documentos originais na carteira, basta acessar os mesmos através do app. 

Publicidade - OTZAds

Essa opção foi disponibilizada após a pandemia causar enorme impacto nos serviços públicos do país, pois vários serviços de atendimento ao público foram suspensos. 

Devido a isso, vários atendimentos passaram a ser realizados por meio de aplicativos ou plataformas digitais.

Essa medida foi adotada para que os cidadãos não ficassem desamparados durante a pandemia de Covid-19, que se estende desde Março de 2020. 

Da mesma forma, há alguns anos, o Governo Federal vem tornando possível emitir documentos oficiais em versão digital, o que foi de extrema importância durante o isolamento social.

Inclusive, desde 2010, a Receita Federal não emite mais o cartão físico aos cidadãos, pois o número do documento aparece em diversos documentos. 

Emitir CPF pelo celular.
Emitir CPF pelo celular.

Como obter a 1ª via do CPF Digital

Como informamos no início do texto, o CPF é o documento pessoal mais importante da vida civil para todos os brasileiros. 

É muito importante que o documento seja conservado de maneira correta e que seja conservado em local seguro, para evitar a perda.

Porém, essa tarefa se tornou mais simples e fácil desde que a opção digital foi disponibilizada.

Para emitir a 1ª via do CPF digital, basta acessar o site da Receita Federal e procurar pela seção Serviços, no Menu disponível.

Após localizar essa opção, selecione “Cadastros” e “CPF” e escolha a opção “Inscrever no CPF”.

Após essa ação, você será direcionado para a página onde apresentará várias opções de requisição.

Leia Também:

Como emitir Passaporte pela Internet.
Como colocar silicone pelo SUS.

Selecione a opção que deseja e será levado ao formulário, onde é necessário preencher as informações solicitadas. 

Ao finalizar o procedimento, o CPF será emitido.

Como obter CPF Digital – 2ª Via

Também é possível acessar a área de reimpressão do site da Receita Federal para emitir a 2ª via do documento.

Para isso, no mesmo local, basta escolher a opção “Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF”.

Após emitir o CPF, basta baixar o app da Receita Federal em seu celular e acessar o documento digital.